No Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quinta-feira (16), especialistas do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade vinculada ao Governo do Estado da Bahia e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), alertam o público para a importância da alimentação saudável como ferramenta fundamental na prevenção das doenças, a exemplo do câncer. Embora sejam muitos os fatores que influenciam no desenvolvimento dos diversos tipos da enfermidade, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a nutrição inadequada é classificada como a segunda causa mais comum, ficando atrás apenas do tabagismo.
Entre os agravantes, está o consumo de alimentos ultraprocessados, como os biscoitos doces e salgados, os pães de pacote, frios embutidos, margarina e refrigerantes, sendo que a ingestão excessiva de açúcar, que favorece também a obesidade, está ligada a pelo menos 13 tipos de câncer. Por serem pobres em nutrientes, além das doenças oncológicas, o consumo desses alimentos pode contribuir com o aparecimento de diversas outras condições de saúde, como a hipertensão e diabetes.
“Outro exemplo é o consumo de carne vermelha processada: presunto, salsicha, calabresa, linguiça, carne de hambúrguer, entre outros. Essas comidas são consideradas pela Organização Mundial da Saúde como substâncias que podem aumentar o risco de desenvolvimento de cânceres”, explica o médico oncologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HRJ, Josenon Gomes. O consumo de bebidas alcoólicas também representa um fator de risco significativo, estando associado a cânceres de boca, esôfago, fígado, mama e intestino.
A nutricionista do HRJ, Morgana Karina Araújo, ressalta que a melhor forma de prevenir essas doenças é priorizar uma alimentação baseada em alimentos naturais e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Além disso, manter um peso corporal saudável e praticar atividades físicas regularmente são medidas importantes para a prevenção do câncer. “Adotar um estilo de vida equilibrado, com dieta diversificada e prática regular de exercícios, é uma das estratégias mais eficazes para a promoção da saúde e a prevenção de agravos à vida moderna”, explicou a profissional.
Fonte: Sesab










Leave a Reply